Os preparativos para as festas de final de ano já estão com tudo. No Trabalho, a confraternização da empresa é perfeita para reunir os funcionários, comemorar os resultados do ano e se preparar para as férias. Só que a dúvida de muita gente é como deve ser a postura no encontro da firma. Afinal, posso me portar como me comportaria em uma festa de amigos, por exemplo? Ou preciso me conter e deixar o divertimento de lado? Mas não é uma festa? Para acabar com todo tipo de impasse, o MinhaVida conversou com a consultora de etiqueta Ligia Marques. Veja as dicas da especialista:
1. Não esqueça que a comemoração está diretamente envolvida com o trabalho. Se a pessoa mantiver esse pensamento, as chances de errar são mínimas.
2. Não exagere no álcool. Existem aqueles que exageram na dose de bebidas alcoólicas e aqueles que ficam com a boca seca a festa inteira, com medo de perder a reputação construída ao longo do ano.
3. Ficar embriagado na comemoração pode, realmente comprometer a sua imagem perante os colegas e os diretores. "Não acho que os chefes fiquem observando os funcionários durante a festa, por isso afirmo que todos devem agir normalmente. Porém, se você ficar bêbado e começar a chamar atenção, é claro que todos irão perceber, e a consequência não será nada positiva. Afinal, quem deseja ter na empresa um funcionário que sabe se controlar?", diz a especialista.
4. Se um amigo passar mal durante a festa por causa da bebida, a consultora explica que você pode (e deve) ajudar, mas faça isso com discrição para que as pessoas ao redor não percebam.
5. Acerte no visual. Claro, que a roupa certa vai depender do tipo de festa. O seu visual deve casar com o estilo e com o traje dos outros convidados, mas algumas dicas servem para todas as situações. "No caso das mulheres, estão vetados os decotes exagerados ou as roupas cheias de brilho e supercurtas. Os homens devem ficar longe das peças extravagantes. Durante a festa da empresa, devemos respeitar as roupas que usamos para o trabalho. Afinal, é uma confraternização e não um desfile. Escolha a opção básica e bonita.
5. Azaração na medida certa. Está paquerando alguém do escritório? A festa pode ser um bom momento para você conhecer melhor a pessoa, mas mesmo que a empresa seja considerada liberal nesse sentido, é preciso tomar alguns cuidados. Pode conversar e bater papo com a pessoa, mas, se perceber que a coisa vai ficar mais séria, estique a noite em outro lugar e guarde as carícias para outro ambiente.
6. Dance sem soltar as feras. Sua música preferida começa a tocar, então você corre para a pista e começar a dançar como se estivesse na sala da sua casa, certo? Nada disso, de acordo com a especialista, dançar pode, mas fazer de conta que está na balada é um baita deslize. "Basta saber se controlar. Dance com classe, sem fazer movimentos espalhafatosos e que chamem a atenção, caso contrário, você pode virar a atração da festa - e de forma negativa.
7. Evite a performance com músicas que apresentam danças provocantes e sensuais, como o funk.
8. Para evitar problemas, prepare-se para o momento da refeição. "O comportamento para a hora da refeição também é diferenciado, dependendo do tipo de festa. Mas, as dicas principais que servem para todos os eventos são: saber segurar os talheres de forma correta e educada, não lotar o prato de comida, não ficar grudado ao lado da mesa e evitar desperdícios.
9. Chame a atenção positivamente. Para chamar atenção positivamente basta não exagerar, além de conversar e ser simpático com os colegas. "Aproveite para conversar com aquelas pessoas que você não conhece muito bem. Se divertir e deixar de lado os problemas do escritório também ajuda.
10. Vale lembrar que brigas e provocações devem permanecer longe da confraternização, por isso, se existir uma pessoa que não agrada, fique distante e evite manter contato, sem que as outras pessoas percebam, é claro.
Fonte: MSN
Muito boa essa matéria.
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