Na gestão de pessoas, a competência é uma das questões chave na contratação de profissionais.
Mas o que é competência?
Competência é a capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados.
Pouco adianta o investimento das organizações através da tecnologia e metodologia de trabalho, se as pessoas não estiverem preparadas para exercer suas funções com qualidade e produtividade.
Hoje em dia, os processos seletivos vêm quase sempre acompanhados de duas demandas: agilidade de respostas e qualidade no atendimento.
Quando o assunto é qualidade no atendimento, há um grande desafio dos recrutadores na questão de atender as expectativas do cliente em um perfil passível de ser avaliado, mensurado, descrito de competências e que sinalize em direção à assertividade nas escolhas.
A eficácia no processo seletivo deve ser ajustada com o perfil de competências. Mas como fazê-lo?
A construção deste perfil deverá ser realizada em parceria com o requisitante. Deve-se ouvir com atenção e traduzir de maneira mais objetiva possível, as expectativas dele.
Informações tais como: objetivo, metas e desafios, são importantes e favoráveis para definir um perfil de competências universais.
Algumas são:
· Liderança
· Capacidade empreendedora
· Capacidade de trabalhar sob pressão
· Comunicação
· Negociação
· Planejamento e organização
É recomendado entre 5 e 6 competências a cada profissional, mas se a pessoa domina bem uma, ela vem agregada de outras que não necessariamente precisam estar contidas no perfil.
A seleção por competência, especifica de forma clara os indicadores comportamentais do perfil, permite ao recrutador planejar as etapas do processo com base em informações objetivas, assim facilitando e avaliando os pontos de excelência e insuficiência de cada candidato.
Avaliar com ética, justiça e imparcialidade, são os pontos fortes desta metodologia.
Por Camila Teixeira.
Muito bomm...
ResponderExcluiré por aih..
Bjos