terça-feira, 23 de novembro de 2010

O lider que não sabe liderar.

Imagine um pássaro com uma asa só, dificilmente ele conseguirá alcançar grandes vôos. Um líder que não sabe delegar é como se fosse um pássaro de uma asa só. Saber delegar é uma necessidade dentro das organizações que precisa ser preenchida por aqueles que ocupam cargos de liderança, é uma das habilidades mais importantes que um líder deve dominar.
Aquele profissional que trabalha focado em urgências a todo instante, que não conhece e não escuta profundamente seus liderados, e que tem metas audaciosas para cumprir, mas não sabe delegar, está muito longe de ser um verdadeiro líder.
Liderar é ajudar as pessoas a obterem sucesso naquilo que elas fazem. Para liderar eficazmente é preciso saber delegar, escutar, treinar, apoiar, acompanhar e ser um servidor. Delegar é dar certa autoridade ao liderado, mas isso não significa perder o controle, pois delegar é também uma forma de dar oportunidade para a equipe evoluir e aprender. Seu objetivo é conseguir que o liderado faça uma tarefa da melhor forma possível, em muitos casos fazendo melhor que seu próprio líder, dando à pessoa delegada a oportunidade de decidir, contribuindo com os objetivos mais importantes da organização.
É importante entender que o líder ao fazer o uso da delegação de competência como uma ferramenta de sua liderança, deverá ter a capacidade de tolerar erros e ter flexibilidade suficiente para não inibir o colaborador depois de praticada a delegação.  Um erro muito comum é pensar que ao delegar o líder estará dando a responsabilidade ao liderado. Quando se delega, deve-se ter em mente que a responsabilidade é toda do líder, porem, ele deverá fazer com que seu colaborador tenha total compromisso para a ação. Erros após a delegação é sinal de que o líder escolheu a pessoa errada para tal tarefa ou não soube orientá-la corretamente.
Para que a delegação não seja prejudicada, o líder deve evitar os seguintes fatores:
·         Falta de conhecimento da equipe
·         Conhecer pouco do trabalho e suas características.
·         Ser ansioso ou desconfiado.

Quando se delega o líder deve :
·         Escolher um momento apropriado para a delegação
·         Estabelecer um clima de empatia quando for transmitir a tarefa
·         Apresentar o motivo por ter escolhido aquele colaborador. É fundamental ressaltar os motivos de sua escolha.
·         Apresentar os motivos pelas quais você vai delegar, ou seja, a importância da tarefa.
·         Apresentar a tarefa de forma clara e objetiva, não tenha receio de dar detalhes de como terá que ser executado.
·         Busque confirmação sobre o que foi delegado, obtenha um feedback.
·         Aponte as expectativas.
Quando delegar, deixe claro de que o liderado poderá contar com você, que ele não está sozinho. Acompanhe indiretamente e se precisar intervir, dê apoio e segurança, mostrando os caminhos que o levarão ao êxito. Defina com todos quais são as metas alcançadas e dê o foco ao seu time de trabalho, pois uma equipe apática e sem produtividade pode ser um sinal de uma liderança que não sabe delegar na direção do sucesso.